Fevereiro 19, 2015

Microsoft: A mudança chegou?

A Microsoft têm dado que falar nos últimos tempos. Nada de anormal, para uma empresa que sempre teve no seu controle quase como uma “exclusividade”, a dependência das outras pessoas nas novas tecnologias. Mas, há uma tendência que têm roubado esse controle à Microsoft. Essa tendência foca-se principalmente nestes pequenos detalhes: funcionalidades,estabilidade, segurança,rapidez e até mesmo o preço. Pequenos detalhes que levaram muita quota de mercado em várias frentes: computadores, smartphones, tablets, etc. Esse parece-me ser o desafio de Satya Nadella, desde do primeiro dia como presidente da Microsoft: inverter essa tendência.

micro-soft-story

Eu, como informático sempre tive esta opinião: a Microsoft não deve lutar com uma estratégia copy paste à concorrência mas sim, lutando com as suas próprias armas em que sabe fazer melhor e adaptar-se ao mercado naqueles detalhes que está atrás dos sistemas concorrentes. Impor mudanças radialistas aos utilizadores ou cobrar dinheiro à força aos utilizadores não é solução. Essa foi a estratégia de Steve Ballmer enquanto apostou à força no Windows 8. Aliás, é uma tendência que a Microsoft infelizmente faz que repete-se: faz um sistema miserável e de seguida faz um sistema memorável.

Ecrã_Inicial_do_Windows_8

Na minha opinião, a mudança da Microsoft começou na última apresentação que fizeram. Para um utilizador que cada vez menos depende dos serviços Microsoft… Deixaram-me vontade de voltar a utilizar em força alguns que abandonei.

Windows 10

windows-10-desktop

Uma palavra que descreva este sistema: equilíbrio. Não se pode obrigar uma pessoa que usou o XP/Vista/7 a fazer uma mudança tão radical como aquela que fizeram para o 8. O 10 não é nada mais nada menos que uma maneira simples de voltar a puxar aquelas pessoas descontentes para aquela evolução que devia ter sido feita no atual sistema de referência da Microsoft. E como bónus, este sistema vai ser integrado não só nos computadores como também em todos os outros equipamentos com software da Microsoft permitindo assim uma ligação directa. Se souber trabalhar no Windows 10 no seu computador, não será muito diferente adaptar-se a um smartphone com o Windows 10… Simplesmente uma ideia genial admito.

RIP Internet Explorer e Olá Spartan

2000px-Internet_Explorer_10_logo.svg

Sinto muito Internet Explorer pela tua morte já antecipada… mas lá bem no fundo quem queria saber de ti 😛 ? Muitos só queriam saber de ti para fazer o download do teu amigo Chrome e deixar-te no abandono… Esperemos que o teu irmão Spartan faça uma inversão séria nos papeis.

xsbbteolfaqzlqahyn8n

Sinceramente, voltando à conversa séria… Eu tenho sérias esperanças que a Microsoft desta vez acertou no que se trata de um browser web de raíz bastante bem desenvolvido… Pelo menos em termos de características já me impressionou… Esperemos que os futuros testes me comprovem que o potencial do mesmo não é igual ao do IE atualmente 😛 .

HoloLens

Microsoft-Hololens-125178-detailp

Noooooop, eu não quero usar os HoloLens para jogar Minecraft :P. Se a Microsoft comprou a criadora do Minecraft para fazer isto sinceramente não me atraí. Mas sem dúvida… gostei bastante da tecnologia envolvida à volta das HoloLens para os efeitos que eles demonstraram.

Microsoft-Hololens1-250x242

 

Na verdade, até acho que o conceito dos HoloLens com mais futuro que atualmente os Google Glass e muitos conceitos como o Oculus Rift têm hoje.

Surface Hub

Para terminar, quero destacar o Surface Hub. Apesar de ter dúvidas que tenha alguma saída em alguns países como Portugal a curto prazo, não deixa de ser uma grande inovação.

win10-surface-hub-960

Imaginemos um ecrã gigantesco 4K touch que serve como ferramenta de trabalho… Sim, esse é o conceito do Surface Hub. Gostaria de ver o potencial do mesmo numa sala de aula mas o preço do mesmo não deixa muitas esperanças para isso 😛 .

O que posso dizer mais? Venha o equipamento/software para se testar :v … São sem dúvida, grandes apostas que podem revolucionar o mercado das tecnologias a curto prazo.

 

Se achaste utíl, partilha 😉Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on RedditEmail this to someone
Se gostaste deste post escrito por mim ou ter uma opinião diferente, podes deixar um comentário ou seguir-me para teres acesso aos meus artigos acabados de sair sem estar constantemente a visitar o meu blog.