Nos últimos anos, têm se verificado uma tendência por parte das operadoras em copiar a oferta entre as mesmas quando saí alguma novidade no mercado. Por causa disso, a diferenciação de produtos/infrastutura das operadoras era quase nula. Essa tendência têm desaparecido com a inovação das operadoras em melhorar a sua oferta em termos de preço e da oferta que cada uma consegue prestar. Neste artigo pretendo dar a entender qual é a melhor operadora em termos de oferta separada de serviços ou soluções tudo incluído para as suas necessidades.

Melhor Opção para Telemóveis: NOS ou MEO

Neste segmento, considero que a NOS e a MEO têm a melhor oferta visto que são as que têm melhor oferta qualidade/preço do mercado. A NOS (ex-Optimus) sempre destacou-se em termos de oferta de tarifários em relação às duas grandes MEO (ex-tmn) e Vodafone visto que esteve sempre atrás nas quotas de mercado de ambas enquanto que a MEO sempre teve uma quota de mercado que justificasse manter reputação, aproximando-se então minimamente à oferta da NOS. Destaco a existência de alguns serviços como o Meo Music, Meo Cloud, Meo Drive e Meo GO com tráfego gratuito e ilimitado para clientes móveis MEO.

A Vodafone para mim têm uma avaliação negativa neste tipo de serviços, visto que a Vodafone apesar de estar evoluída tecnologicamente, não sabe fazer análises de mercado adequadas neste tipo de serviços, ficando sempre atrás da oferta da NOS e da MEO. Neste momento, a Vodafone é a 2º maior operadora móvel em Portugal mas devido a essa deficiência na análise de mercado, está a perder clientes e arrisca a perder esse lugar para a NOS.

Melhor opção para Internet Móvel: NOS ou MEO

A NOS neste ramo pode não ter a melhor oferta mas têm sem quaisquer sombras a melhor cobertura 4G do país (apenas perdendo espaço no Alentejo, Algarve e ilhas mas convém analisar a cobertura antes de contratar outro operador visto que a NOS está a expandir a sua cobertura).

Caso a NOS não tenha uma cobertura muito boa na sua zona, a MEO é a escolha mais acertada visto que qualquer pacote de internet móvel deles têm a velocidade máxima da sua zona. Por exemplo, se a sua zona tiver 100mb de velocidade até pode ter o pacote mais barato, essa é a sua velocidade.

Melhor opção para Pacotes tudo em 1: Vodafone ou NOS ou MEO

Caso na sua zona haja cobertura fibra da Vodafone, não hesite, essa é a melhor escolha qualidade/preço no mercado quer queira ou não telemóveis no seu pacote. Com preços a partir de 24,90 euros/mês, a Vodafone têm uma oferta imbatível para combater as duas grandes deste ramo: mais uma vez a NOS e a MEO. O defeito da Vodafone obviamente é em termos de cobertura de fibra que é liderado pela MEO e NOS (que no caso da NOS não é bem fibra digamos pura mas sim uma tecnologia que permite a NOS obter resultados semelhantes à fibra).

A NOS é a melhor operadora em termos de oferta para satélite graças à internet fixa ser servida pela rede 4G da NOS (caso a cobertura seja suficientemente forte para isso senão é servida por cabo normal). No caso da fibra, a NOS têm uma cobertura maior que a MEO visto que a actual ligação da NOS não sofreu muitas alterações do cabo para fibra enquanto que a MEO têm de criar redes fibra totalmente novas sem aproveitar a cobertura ADSL. Caso não tenha cobertura Fibra da Vodafone ou MEO, a melhor opção é optar pelos serviços da NOS.

Caso não tenha cobertura Fibra Vodafone mas têm fibra da MEO na sua rua, escolha então meter MEO em sua casa. A fibra da MEO é a mais estável do mercado.

Se achaste utíl, partilha 😉Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on RedditEmail this to someone
Se gostaste deste post escrito por mim ou ter uma opinião diferente, podes deixar um comentário ou seguir-me para teres acesso aos meus artigos acabados de sair sem estar constantemente a visitar o meu blog.

Join the conversation! 4 Comments

  1. Estou com uma experiência muito desagradável com a NOS EMPRESAS na minha empresa estamos com uma avaria nos telefones fixos à 5 dias que não temos telefones a funcionar e ainda não tivemos nenhuma assistência técnica da NOS nem qualquer previsão da referida reparação, simplesmente não funciona qualquer serviço desta Operadora, vou de imediato rescindir o meu contrato com NOS EMPRESAS por incompetência da mesma.

    Responder
    • Nuno R

      Realmente, as operadoras em geral quando se trata de suporte têm muitas falhas. Esse caso realmente é bastante grave pelo tempo que eles estão a demorar para resolver a situação. Se já os contactou para tentar resolver a situação têm de tomar medidas e essa é uma das opções.

      Responder
  2. Eu só li o primeiro parágrafo. Não achas que o mais importante no operador de telecomunicações é a velocidade da rede? Quero lá saber da MEO music e meo cloud e o raio. Até aposto que esses programas são ignorados ou desinstalados por uma esmagadora maioria dos utilizadores. Eu próprio desinstalei esse entulho. Então se estás a fazer lobby para a MEO devias informar-te do que realmente interessa e deixa lá esses serviços que não interessam a ninguém. Se realmente achas que a MEO é a melhor, então devias informar-te antes de lançar absurdos ao ar. Está provado e mais que provado que a Vodafone tem a melhor rede a nível nacional e com uma diferença considerável sobre NOS e MEO. Não tentes enganar as pessoas. É mau karma.

    Responder
    • Nuno R

      1º Este artigo faz quase 3 anos desde que foi publicado e até hoje muito mudou. 2º Não faço qualquer tipo de lobby e recuso qualquer acusação nesse sentido. Não deixa de ser verdade que, a vodafone foi e continua a ser uma das operadorasb que pede mais pelo seu serviço (muitas vezes sobrevalorizado se formos a comparar outras ofertas, excepto no TV NET VOZ onde têm cobertura fibra) mas hoje não tanto. 3º Se lesse o resto do artigo percebia os meus argumentos, eu concordo que a velocidade da Vodafone é superior aonde têm cobertura mas, não deixa de ser verdade que o 4G da Vodafone não têm a mesma cobertura que por exemplo a NOS têm. 4º Não trabalho para nenhuma operadora nem ganho qualquer tipo de comissão nisto. Para além do mais podia dizer mais uns quantos argumentos para explicar o porque do que digo mas sinceramente não vou tão longe… Apenas a parte das aplicações que não vale a pena, se lesse o resto do artigo percebia que não é o único foco da comparação, apenas um destaque a aquilo que eles dão e a NOS/Vodafone não. E infelizmente, não concordo consigo visto que há pessoas que por exemplo usam o MEO Music em vez do Spotify pago(não desvalorizando o facto do mesmo ser melhor que o MEO Music mas envolve mais custos).

      Responder

Deixar uma resposta

Category

MEO, NOS, Operadoras Telecomunicações, Telemóveis, Vodafone

Tags

, , , , ,