Depois da minha visão aprofundada sobre Sistemas Operativos , este é o artigo onde vou dar-lhe a entender um pouco sobre os sistemas móveis. Os sistemas móveis tiveram um crescimento muito elevado nos últimos anos devido à sua evolução e também adaptação do mercado (qualidade/preço). Mas, escolher bem um bom telemóvel/tablet é ainda mais complicado que comprar um portátil/desktop decente. E, é esse o principal objectivo deste artigo: evitar uma escolha pouco acertada do seu equipamento.

Android

android_l

Esta imagem mostra os últimos desenvolvimentos no Android dentro da última apresentação Google I/O. Todos os anos, eu tenho observado as mudanças do Android com grande agrado visto que o Android é um sistema móvel bastante estável. No próximo ano, veremos em principio, equipamentos com este Android L (nome definitivo ainda por divulgar) que marca mais uma grande evolução do Android. O Android é o sistema móvel com mais quota de mercado devido à grande variedade de equipamentos para todo o tipo de carteiras. Trata-se de um sistema móvel com código aberto, ou seja pode ser modificado. Mas tal como já tinha afirmado em relação aos sistemas operativos normais, também no caso dos sistemas móveis não existe nenhum sistema 100% perfeito. Caso queira um smartphone/tablet Android minimamente decente, evite equipamentos de marca branca pois é garantido que vai ter um ou mais destes problemas que registei:

  • Bateria pouco duradoura
  • Lentidão do sistema
  • Bloqueios do sistema
  • Actualizações quase nulas ou inexistentes
  • Suporte pouco eficaz por parte da marca
  • Probabilidade elevada do equipamento ir para a Garantia

Tenha também algum cuidado com alguns equipamentos de marca, visto que inclusive as marcas têm muito pouca preocupação em disponibilizar actualizações aos seus equipamentos infelizmente.

Caso queira evitar estes problemas sem exagerar no custo do equipamento, sugiro que pondere a compra de um equipamento da Gama Nexus que são equipamentos desenvolvidos em parceria com a própria Google e têm um periodo de actualizações mínimo obrigatório em todos os equipamentos, hardware de qualidade superior por parceiros de referencia do mercado (Samsung,ASUS,LG,etc) e com preços minimamente razoáveis.

Nexus-lineup1

Windows Phone/Windows RT

DSC_5459sm_678x452

O Windows Phone sinceramente nunca foi um sistema móvel para Smartphones que me realmente agradasse visto que nunca conseguiu acompanhar os avanços do Android e do iOS até chegar à versão 8 do mesmo. E esses avanços tratam-se principalmente de definições de personalização e do hardware em si dos equipamentos. Esse atraso dos avanços faz com que os utilizadores evitem o sistema em si e no fim de contas, afastam inclusive os programadores que tenham algum interesse em criar aplicações para esse sistema (até porque precisam de pagar licença para criar apps para Windows Phone). Apesar disso, a Microsoft está atenta a corrigir a perdas que têm sofrido ao não ter acompanhado mais depressa a evolução do Android e do iOS.

Como disse antes, o Windows Phone 8 (que já está em processo de actualização para o 8.1 que é uma mudança ainda maior) marcou uma evolução que já mostrou provas que a curto/médio prazo veremos possivelmente o Windows Phone a ultrapassar a quota de mercado do iOS. Isto porque o Windows Phone consegue ser um sistema bem mais estável que o Android e os custos do equipamentos associados ao Windows Phone estão a agradar o mercado. Vejamos um exemplo, este é o Lumia 630 da Nokia (recentemente adquirida pela Microsoft).

Este é o primeiro smartphone com Windows Phone com um processador Quad-Core mas igualmente trata-se do smartphone com Windows Phone mais barato de sempre a entrar no mercado (isto sem quaisquer promoções em cima). Está à venda na Vodafone Portugal por 119 euros. Desta forma, o único ponto fraco deste sistema é a falta de aplicações que hão de chegar em breve caso haja procura deste sistema obviamente.

Em relação ao Windows RT, sugiro que se pondera comprar um tablet com esse sistema compre um tablet do género do Surface.

MSSurface

O Windows RT é um sistema móvel que não se justifica com tablets de gama baixa, antes comprar um iPad Mini ou um bom tablet Android.

iOS

topic_ios_7

O iOS na minha opinião é um sistema móvel quase perfeito: estável, sem existência de vírus, grande variedade de aplicações na App Store, intuitivo, etc. Apenas peca no facto dos equipamentos que o correm terem preços que não são para todas as carteiras e pelo facto de ser um sistema demasiado fechado, o que faz com que não seja tão personalizável como o Android é. No meu caso, depois de testar este sistema, senti saudades do teclado Swiftkey existente no Android que é sem dúvidas melhor que o teclado do iOS com aquele irritante auto-corrector que é alvo de gozo constante pelos seus fails. No caso do teclado, o iOS 8 já vai permitir teclados de terceiros mas mesmo assim vai continuar a ser limitado a personalizar o seu equipamento iOS.

 

Se achaste utíl, partilha 😉Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on RedditEmail this to someone
Se gostaste deste post escrito por mim ou ter uma opinião diferente, podes deixar um comentário ou seguir-me para teres acesso aos meus artigos acabados de sair sem estar constantemente a visitar o meu blog.