Neste artigo, pretendo dar a entender a minha visão em relação aos Sistemas Operativos no mercado. Como uso Sistemas Windows, Linux e OS X, tenho uma ideia do que esperar deles para qualquer situação. Tendo em conta que esses sistemas têm variadas opções/versões vou escolher 3 delas (cada uma de cada tipo de sistema) e dar a entender as suas vantagens e desvantagens entre elas. Reafirmo que não sou um fanboy de qualquer sistema e que nenhum sistema é perfeito, daí que este artigo é importante para aqueles que têm dúvidas em escolher um sistema operativo. Dependendo do uso que der ao sistema, um destes sistemas é indicado para si.

Os Sistemas Operativos que vou referenciar durante este artigo são: Windows 7, Fedora 20 “Heisenbug” e OS X Mavericks.

Windows 7

sistema operativo Windows 7

Sistema Operativo Windows 7

Antes de mais, vou explicar o porque de não escolher o Windows 8 como a opção Windows para comparar com o Fedora 20 ou o OS X Mavericks. O Windows 7 foi criado pela Microsoft na altura para substituir o Windows Vista, que para muitos (incluindo eu) consideraram-no um flop. E essa missão foi cumprida com sucesso, visto que o Windows 7 cobriu bastante bem aquele sistema desastroso visto que é um sistema simples e estável. O Windows 7 é um sistema digno de aparecer neste artigo, já o Windows 8 por enquanto é um sistema com o mesmo nível do Vista (um flop devido à sua instabilidade e complicação que criaram aos utilizadores para se adaptarem).

Estatísticas Sistemas Operativos

Estatísticas Sistemas Operativos

O Windows 7 (juntamente com o Windows XP) lideram o mercado de sistemas operativos visto que durante a sua comercialização, a maioria dos equipamentos no mercado (e com os preços mais equilibrados) vinham com esses sistemas. Para além disso, esses sistemas eram minimamente estáveis daí que sempre conseguiram a confiança das pessoas enquanto foram distribuídos. Tendo em conta que a quota de mercado é elevada, os programas essenciais que os utilizadores procuram estão todas lá representadas. Destaco nessa lista de programas que o Windows 7 é o sistema operativo perfeito para Jogos visto que os sistemas Linux e OS X têm falta elevada desse tipo de programas. Apesar de tudo, os Sistemas Windows incluindo o Windows 7 são mais instáveis em comparação aos sistemas Linux ou OS X.

Resumindo, o Windows 7 é perfeito para aqueles que não querem abdicar dos programas mais reconhecidos de produtividade ou jogos sem exagerar no plafond. Caso esteja disposto a trocar alguns programas de produtividade por alternativas gratuitas ou têm um plafond mais elevado, pode ponderar uma das outras duas opções.

Fedora 20 “Heisenbug” (página oficial)

Sistema Operativo Fedora 20 "Heisenbug"

Sistema Operativo Fedora 20 “Heisenbug”

O Fedora é uma das distribuições Linux mais estáveis disponíveis para o seu computador. Trata-se da minha distribuição Linux de eleição pois sendo embaixador do Fedora sei o que faz-lhe ser a distribuição que é. A grande vantagem do Fedora é que tal como todas as outras principais distribuições Linux, é totalmente gratuito. Para além disso, as aplicações (que pode procurar e instalar através da Loja de Aplicações do Fedora) existentes são igualmente gratuitas. Para além desta distribuição ter um custo baixo de manutenção, quem está habituado ao Ambiente gráfico do Windows, não terá muitas dificuldades a habituar-se ao ambiente do Fedora. O Fedora é uma distribuição muito estável e como se não chegasse têm uma grande comunidade pronta a ajudar-lhe (na qual estou eu incluído).

O grande defeito do Fedora trata-se exactamente da vantagem do Windows: a oferta de aplicações. Grande parte das apps gratuitas existem igualmente no Linux (e essas aplicações geralmente funcionam até melhor no Linux que no Windows). No que se trata de jogos e apps de produtividade(Office)/criatividade(Imagem), o Linux fica aquém do Windows. Caso seja um programador, o Linux é sem dúvida o melhor ambiente para programar.

Resumindo, o Fedora é perfeito para aqueles que não sentem falta das apps mais importantes do Windows e igualmente não querem exagerar no plafond. Não substime o Fedora, caso não tenha necessidade de aplicações especificas do Windows como o Microsoft Office frequentemente, o Fedora pode encaixar bem no seu caso, principalmente se a sua maquina for lenta (o Fedora consome menos recursos que o Windows e é mais rápido que o Windows).

OS X Mavericks (página oficial)

Sistema Operativo OS X Mavericks

Sistema Operativo OS X Mavericks

O OS X Mavericks foi a minha primeira experiência no OS X e sinceramente, depois de ouvir falar tanto do OS X finalmente tenho uma ideia do que esperar deste sistema. Eu admito que já considerei a Apple uma marca digamos overpriced no caso dos Macbooks, visto que eu olhava para o hardware e para o preço do equipamento da Apple comparado aos da concorrência e via diferenças anormais entre os valores desses equipamentos em especial… isto até ter a oportunidade de ter um Macbook.

Admito que, a Apple construiu um sistema digamos perfeito em termos de consumo de recursos. E, tendo essa parte feita, distribui os custos do equipamento mais para o sistema em si e para certos detalhes do hardware que as outras marcas não dão tanta importância. Falo por exemplo no ecrã (naqueles modelos com o Ecrã Retina por exemplo), na bateria ou até mesmo na resistência do equipamento:

Defeitos? O OS X têm pequenos detalhes que se podem tornar desagradáveis numa fase inicial para quem começa a usar esse sistema. Quem vêm do Windows, poderá sentir algumas dificuldades a adaptar-se ao teclado e aos seus atalhos.Quem quiser jogar no Mac vai deparar-se com dois pequenos detalhes: a maioria dos equipamentos da Apple não levam gráficas adequadas para jogar e não existem tantos títulos para Mac. No caso dos jogos, pode sempre instalar o Windows dentro do seu Mac e correr os jogos que pretende através do Windows caso o seu Mac tenha uma gráfica decente. Ah, e é claro… o preço do equipamento não é algo aberto a todas as carteiras mas caso tenha oportunidade pode valer o esforço.

Caso esses defeitos não lhe façam diferença, posso dizer-lhe que o OS X é a relação perfeita entre o hardware e o software. Daí que para criativos não existe melhor, suites como a Adobe CC funcionam muito melhor no OS X que propriamente no Windows.

Estes são os meus argumentos, agora a escolha é outro assunto… Espero que tenha sido esclarecedor e caso tenha alguma dúvida, pode deixar um comentário para lhe esclarecer melhor 😉 .

Se achaste utíl, partilha 😉Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on TumblrShare on RedditEmail this to someone
Se gostaste deste post escrito por mim ou ter uma opinião diferente, podes deixar um comentário ou seguir-me para teres acesso aos meus artigos acabados de sair sem estar constantemente a visitar o meu blog.